Encontra-nos através das redes sociais

  • Facebook Page: 380736808683360
  • YouTube: sfvsff

Monte Velha: Incêndio devasta mais de 70% do perímetro florestal

montevelhafogoA informação é avançada pelo vereador do Ambiente que cita o director do Parque Natural do Fogo e o delegado do Ministério do Desenvolvimento Rural que constactaram in loco a evolução do incêndio que deflagrou nas zonas altas do nosso município no sábado, 2.

Segundo essas fontes citadas por Jaime Monteiro, o incêndio consumiu a maior parte da vegetação rasteira, nomeadamente arbustos, gramíneas e espécies vegetais endémicas.

De acordo com Jaime Monteiro, que lidera a Protecção Civil nos Mosteiros, “por onde passou, o incêndio consumiu tudo o que era vegetação rasteira, deixando a salvo apenas árvores de grande porte”.

O autarca fala de uma devastação que ultrapassa os 70 por cento do perímetro florestal de Monte Velha e de uma parcela considerável de terrenos agrícolas.

“É-nos difícil avançar com dados concretos, neste momento, mas posso afirmar que muitos proprietários de terrenos de cultivo do café registaram grandes prejuízos”, afirma Jaime Monteiro reportando ao que presenciou no terreno, onde agentes da Protecção Civil, da Cruz Vermelha e voluntários mobilizados por proprietários de terrenos agrícolas estiveram, sem mãos a medir, a dar combate ao incêndio.

Neste momento o incêndio está controlado. No terreno estão 30 militares vindos da Praia, acompanhados de alguns agentes locais, actuando nas zonas onde ainda há alguns vestígios de fogo.

GCI

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Projetos


Copyright © 2017 Câmara Municipal dos Mosteiros. Todos os direitos reservados.