Encontra-nos através das redes sociais

  • Facebook Page: 380736808683360
  • YouTube: sfvsff

Cultura: Câmara Municipal homenageia Félix Andrade no 4º Festival do Café do Fogo

felixandrade

A Câmara Municipal dos Mosteiros realiza neste fim-de-semana, através do Pelouro da Cultura, o 4º Festival do Café do Fogo.

O IV Fogo Coffee Fest, cuja programação completa segue em anexo, tem lugar nos dias 7, 8 e 9 de Abril de 2017, na cidade de Igreja - Mosteiros.

A organização conta com o apoio das Câmaras Municipais de Santa Catarina e de São Filipe e com o patrocínio do grupo CV Telecom.

Homenagem

O quarto Festival do Café do Fogo homenageia Félix Andrade (20/07/1976 – 24/09/2016), pelo seu trabalho de divulgação daquele que é o produto mais emblemático do concelho dos Mosteiros – o café do Fogo.

A programação do Festival do Café do Fogo reserva um momento especial para recordar Félix Andrade, no sábado, 8 de Abril. Às 15 horas a Câmara Municipal homenageia o malogrado cineasta na presença de seu pai, familiares e outros convidados. Na sequência será exibido o documentário “Djarfogo Coffee Spirit” produzido por Félix Andrade.

Percurso/Obra de Félix Andrade

Félix Andrade formou-se em Estudos Cinematográficos na Universidade de Middlesex, em Londres, e em 2014 teve de interromper, por razões de saúde que estiveram na origem da sua morte, a sua tese de mestrado na Universidade de Maastricht na Holanda.

No seu canal do Vimeo, Felix Andrade define-se como um artista multifacetado, “que começou a fazer experiências com imagens em uma idade precoce”.

Sua paixão pela arte levou-o a estudar a linguagem do cinema, que o levou a obter um diploma em Estudos Cinematográficos na Universidade de Middlesex, em Londres.

Trabalhou em vários projectos, desde filmes experimentais, curtas e longas-metragens etnográficos, a vídeos de música, eventos corporativos, entrevistas e comerciais de televisão.

Um de seus trabalhos mais conhecidos pelo público cabo-verdiano é o documentário “Djar Fogo Coffee Spirit” (“O Espírito do Café do Fogo”).

“Djar Fogo Coffee Spirit” é um filme etnográfico sobre a cultura de plantação de café no Fogo. O filme explora a história de origem de café da ilha, a sua conexão entre a população rural e urbana, bem como a sua contribuição económica e da comunidade para a renovação da região.

"Djar Fogo Coffee Spirit" foi apresentado em festivais internacionais, como o festival de cinema americano-cabo-verdiano, em Washington DC (2014), nos Estados Unidos, e foi ainda exibido no Luxemburgo e aqui, em Cabo Verde.

O primeiro trabalho que o terá levado mais além das fronteiras nacionais e da comunidade emigrada de Luxemburgo é “Nietzsche Theory”, microfilme que foi um dos cinco finalistas para a categoria de ficção do Festival de Micro metragem do Rio de Janeiro - Cel.U.Cine, em Dezembro de 2012. Este festival que promove a produção, difusão e segmentação de conteúdos audiovisuais para os media de conteúdo digital, através da descoberta de novos realizadores.

Félix Andrade deixou também trabalhos no domínio da música. Foi director dos vídeo-clip “Lode Escuro d’Soncente” e “Djar Fogo Coffee Spirit”, de Poera d’1 Raça e Cassandra Lobo.

GCI

FOGOCOFFEEFESTCAPA

aprogramacaocompletaivfcfe

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Projetos


Copyright © 2017 Câmara Municipal dos Mosteiros. Todos os direitos reservados.