Encontra-nos através das redes sociais

  • Facebook Page: 380736808683360
  • YouTube: sfvsff

Tradição: Sumbango festeja Nhô São Filipe

afestasfilipesumbango

As celebrações começaram há cerca de um mês com o ritual do ‘pilon’ (pilão) em que se prepara o milho para o almoço de 11 de Maio, dia do orago de Sumbango – São Filipe.

Este ritual que, como de costume, tem lugar aos fins-de-semana, à tarde, entre a Páscoa e o dia dedicado a São Filipe, é seguido de bailes populares que preenchem as noites de sábado e domingo, em que participa gente de todos os pontos do concelho e até de fora de Mosteiros.

Na noite desta quarta-feira,10, véspera da grande festa dedicada a Nhô São Filipe, Sumbango acolheu centenas de visitantes que se juntaram aos moradores para o tradicional baile popular.

O dia de hoje,11 de Maio, é preenchido por actividades religiosas e pelo almoço-convívio oferecido por festeiros.

A celebração da missa acontece pela manhã, na capela de São Filipe, antecedida de procissão a partir do antigo aeródromo, agendada para as 10 horas.

Após a missa, centenas de fiéis rumam à cruz de São Filipe, no monte de Sumbango, para orar, prestar homenagem ao santo e pagar promessas.

Às actividades religiosas seguem-se o almo na casa dos festeiros e o baile popular.

Depois de Filipe em Sumbango, Maria em Fajãzinha

O encerramento das festas de São Filipe, em Sumbango, culmina com a abertura das de Nossa Senhora de Fátima, em Fajãzinha.

Na noite desta quinta-feira,11, realiza-se uma gala gospel promovido pela paróquia de Nª Srª da Ajuda. Participam neste “Cantar Maria”, agendado para as 22 horas, grupos corais de todas as capelanias de Mosteiros.

As celebrações prosseguem com a realização da procissão de velas na noite desta sexta-feira,12, entre Fajãzinha e Sumbango.

Os devotos vão acompanhar a transladação da imagem da santa à localidade de Sumbango, de onde partirá, no sábado, 13 de Maio, a procissão que antecede a missa solene dedicada à Nossa Senhora de Fátima, em Fajãzinha.

Entre a noite desta quinta-feira,11, e a de sábado,13, várias actividades culturais têm lugar na localidade de Fajãzinha, com destaque para os bailes populares que atraem centenas de pessoas provenientes do município, da ilha e da diáspora.

Há mais de um mês, grupos de jovens têm promovido actividades culturais e desportivas no polivalente local para dinamizar as celebrações do 13 de Maio.

GCI

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Projetos


Copyright © 2017 Câmara Municipal dos Mosteiros. Todos os direitos reservados.