Encontra-nos através das redes sociais

  • Facebook Page: 380736808683360
  • YouTube: sfvsff

Cidades Seguras: Presidente preside ao encerramento de formação de autarcas e técnicos

aoutravista

A formação, que começou na segunda-feira, 8, e termina esta sexta-feira,12, destinou-se a autarcas, técnicos e dirigentes municipais dos três municípios da ilha do Fogo e realizou-se em São Filipe.

Carlos Fernandinho Teixeira presidiu à cerimónia de encerramento na qualidade de vice-presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), promotora desta formação que se realiza no quadro do projecto “Construindo cidades seguras e sustentáveis”, financiado pela União Europeia (UE).

Agradecendo a parceria da UE, o autarca enalteceu a importância de mais esta formação e apelou a um maior investimento na qualificação de quadros municipais, que exercem liderança intermédia, e de servidores de base - “aqueles que colaboram na provisão de bens e serviços a nível municipal”.

O edil dos Mosteiros referiu-se igualmente à pertinência dos temas deste curso intensivo e o nível de participação dos agentes municipais. “A excelente participação nesta Formação, foi mais um sinal do nosso inconformismo e exprime o nosso desejo de pensar e discutir, de forma esclarecida, o futuro das nossas cidades, como espaços de bem-estar e de qualidade de vida para todos os nossos cidadãos-munícipes e aqueles que nos visitam e nelas investem”, pontuou o vice-presidente da ANMCV.

Fernandinho Teixeira afirmou ainda que os testemunhos, as ideias e as perspetivas inovadoras e diferenciadas que aqui foram presentes nestes dias vão permitir aos dirigentes e técnicos autárquicos “construir uma visão mais rigorosa e informada dos desafios que iremos enfrentar para requalificarmos as nossas urbes”.

Esta formação, concluiu, “permite-nos a certeza de que um melhor ordenamento das nossas cidades, com gestão ambiental premente, planos diretores funcionais e outros níveis de planos, segurança pública ativa e onde possa regressar a plena convivialidade dos munícipes, deva ser uma prioridade dos decisores públicos municipais”.

Reforçando competências

A formação de uma semana que se realizou no Fogo pela ANMCV visa reforçar as competências dos autarcas, dirigentes e técnicos municipais sobre as boas práticas urbanísticas e sensibilizá-los para a necessidade de se combater o fenómeno das construções clandestinas.

Segundo a ANMCV, esta iniciativa surge ainda da necessidade de se reforçar as competências dos municípios para darem resposta às preocupações das populações em matéria de ordenamento, do ambiente e de segurança das cidades.

Ao todo, o projecto propõe a formação de 240 autarcas e 81 técnicos e dirigentes municipais dos 22 municípios cabo-verdianos.

GCI

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Projetos


Copyright © 2017 Câmara Municipal dos Mosteiros. Todos os direitos reservados.