Encontra-nos através das redes sociais

  • Facebook Page: 380736808683360
  • YouTube: sfvsff

Educação: Fábio Vieira preside à sessão de abertura do Ano Lectivo

aberturanoletivo1718

O presidente substituto e vereador da área da formação e do ensino superior representou a Câmara Municipal dos Mosteiros no acto solene de abertura do ano lectivo 2017/2018, realizado na manhã desta segunda-feira,18, no Auditório Municipal Pedro Pires.

Fábio Vieira, que substitui Carlos Fernandinho Teixeira (ausente do país), centrou o seu discurso na necessidade de um forte engajamento de todos os intervenientes do sector educativo visando bons resultados no ano lectivo que começa esta segunda-feira,18.

“O sucesso depende do envolvimento e comprometimento por parte de todos e de cada um de nós, em torno do processo ensino aprendizagem”, pontuou.

Para o autarca “o arranque do novo ano letivo é um marco importante e reveste-se de uma simbologia muito grande no contexto educativo nacional”, devendo ser aproveitado para mobilizar a todos os actores do sistema e da comunidade envolvente.

Vieira propôs um “pacto socioeducativo para a materialização plena de um conjunto de estratégias, propósitos, metas e atividades, que visam, em última instância, a criação de um ambiente socioeducativo salutar para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem, maximizando o sucesso escolar de todos os alunos, independentemente da sua proveniência sociogeográfica e étnica”.

Dirigindo-se aos docentes, o presidente substituto lembrou que “uma educação com elevados padrões de qualidade, que todos almejamos, só será efetiva se todos os professores estiverem motivados e engajados neste processo”.

Aos dirigentes augurou muitos sucessos na gestão e propôs que trabalhem em parceria com a autarquia na “elaboração de um Programa Educativo Municipal, bem como o projeto educativo de cada escola”.

Dedicação. Empenho. Bom comportamento e muitos sucessos. Estas foram as principais palavras endereçadas aos alunos.

O dirigente pediu também aos pais e encarregados de educação “uma maior colaboração” para que os alunos estejam na escola com a disponibilidade psíquica e emocional requerida para uma melhor assimilação dos conhecimentos na sala de aula.

“Da mesma forma, esperamos dos pais e encarregados de educação um maior acompanhamento do desempenho escolar dos seus respetivos educandos, assim como uma maior participação na gestão e desenvolvimento da escola”.

Fábio Vieira realçou igualmente o investimento anual que a Câmara Municipal dos Mosteiros faz no sector da educação, com intervenções importantes que vão do pré-escolar, ao ensino superior, passando pelo básico e secundário e pela formação profissional.

O delegado do Ministério da Educação, Diniz dos Anjos, e o director-geral do Ensino Superior, Aquilino Varela, enalteceram as reformas introduzidas no sector, em especial a extinção de polos educativos e a criação de agrupamentos educativos.

Falaram também das línguas de ensino, dos novos materiais escolares, destacando os cadernos experimentais, e do combate ao assédio e à violência sexual nas escolas.

aberturaanoletivo1718

Cerca de 2 mil e quinhentos alunos inscritos

Segundo dados provisórios da CMM, estão inscritos nos jardins infantis administrados pela Câmara Municipal perto de 360 crianças que vão ser acompanhadas por uma vintena de monitoras.

Juntando a esses jardins os da paróquia, em Fajãzinha e Igreja, o número total de crianças no pré-escolar deve aproximar-se dos 500.

Quanto ao ensino básico, o número de alunos inscritos deve ultrapassar os 1 200, segundo dados da delegação do Ministério da Educação.

No ensino secundário matricularam-se pouco mais de 800 alunos.

De acordo com a delegação do ME, o corpo docente vai ser constituído por 66 professores, no ensino básico, e 44 no ensino secundário.

Com a reforma introduzida no âmbito da gestão escolar, o concelho dos Mosteiros passa a ter dois agrupamentos. Um que abrange a Escola Secundaria dos Mosteiros e as escolas do ensino básico de Fonsaco, Relva, Achada Grande, Feijoal e Cutelo Alto. E outro que integra as escolas de Queimada Guincho, Canal, Ribeira do Ilhéu e Atalaia

GCI

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Projetos


Copyright © 2017 Câmara Municipal dos Mosteiros. Todos os direitos reservados.