Encontra-nos através das redes sociais

  • Facebook Page: 380736808683360
  • YouTube: sfvsff

1º ano de Mandato: Câmara Municipal fala de um ano de grandes realizações

aniversariomandato1620

Assinala-se nesta terça, 26, o primeiro aniversário do mandato autárquico 2016-2020.

Decorrido um ano é tempo para uma primeira avaliação global do desempenho da Câmara Municipal.

É tempo de aferir o cumprimento das actividades programadas para o primeiro ano, considerando o programa de governação e o Plano de Actividades de 2017 apresentados, todos orientados pela plataforma “Mosteiros, Nosso Compromisso”, sufragada nas eleições autárquicas de 4 de setembro de 2016.

Em conferência de imprensa de balanço do primeiro ano do mandato 2016-2020, a Vereação liderada por Carlos Fernandinho Teixeira afirmou que “este primeiro ano foi de muitas realizações”, tendo-se conseguido cumprir até agora boa parte do que que foi programado.

O presidente, que falava em nome do coletivo camarário, disse que os resultados estão à vista. “Várias actividades realizadas nos diversos domínios”.

O autarca citou como exemplos a remodelação do polivalente João de Jóia (inaugurado em Agosto), a construção da ponte de Murro (inaugurado no dia 16 deste mês), as obras de acesso a Cutelo Alto de cima em fase de conclusão e arruamento em Mosteiros Trás, em execução.

O dirigente falou também das intervenções a nível social. “Estamos a investir fortemente no domínio da habitação, contemplando várias famílias em todo o município, com construção ou reabilitação de moradias, no quadro dos diversos programas concebido pela nossa Vereação”.

Sobre a juventude e a agricultura, duas áreas destacadas no programa de governação apresentado o ano passado, o presidente destacou a criação do Gabinete do Empreendedorismo Municipal. “A sua criação visa promover mais emprego e aumentar a taxa de empregabilidade no município”.

Água e energia eléctrica também foram assuntos desta conferência de imprensa. “Trabalhámos arduamente neste primeiro ano para garantir o acesso à água potável e à energia eléctrica às famílias que até então estavam descobertas”.

Teixeira realçou o facto de hoje, Mosteiros ter 100 por cento de cobertura de energia elétrica e de terem sido criadas as condições para que centenas de famílias das zonas norte tivessem luz em casa.

 “Estamos a trabalhar também para atingir a cobertura total da rede de água potável”, garantiu o presidente, sublinhando que estão concluídos os trabalhos de extensão da rede às zonas norte e sul do concelho, estando a Câmara focada em garantir que todas as famílias tenham água canalizada em casa.

Fernandinho Teixeira frisou que a edilidade, em parceria com os seus parceiros já conseguiu contemplar cerca de 400 famílias, mas ainda não se dá pro satisfeita. “Queremos mais. Queremos que todos tenham água em casa”.

Os investimentos na educação, garantindo subsídios para o pré-escolar, o ensino básico, o ensino secundário, a formação profissional e o ensino superior, bem como o transporte escolar para centenas de estudantes de todo o concelho, continuaram neste primeiro ano de mandato. E devem ser reforçados, segundo a autarquia.

No desporto e na cultura várias são as realizações. A Câmara destacou nessa conferência de imprensa a realização de formações para os agentes desportivos e culturais, a realização de eventos municipais e regionais para a promoção dos atletas e artistas mosteirenses e o incentivo à internacionalização de nossos atletas e artistas.

“Continuamos a fazer um investimento importante em infraestruturas desportivas e culturais como o campo de futebol, o polivalente central, entre outros”.

As parcerias com instituições regionais, nacionais e estrangeiras também mereceram destaque. A autarquia, pontuou o presidente, vai continuar a apostar fortemente no desenvolvimento de parcerias a vários níveis, para alavancar o desenvolvimento de sectores fundamentais como o turismo, a cultura, o desporto, a agricultura, a pecuária e os serviços.

Em conclusão, o presidente afirmou que já se fez muito e que há muito está ainda por fazer, estando todos focados no cumprimento dos compromissos com o nosso município.

GCI

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Projetos


Copyright © 2017 Câmara Municipal dos Mosteiros. Todos os direitos reservados.