Encontra-nos através das redes sociais

  • Facebook Page: 380736808683360
  • YouTube: sfvsff

PA 2018: Câmara quer Talaia Baxo declarada Património Cultural Imaterial do município

atalaiabaxu

A proposta da Câmara Municipal dos Mosteiros (CMM) consta do Plano de Actividades (PA) para 2018 que é apresentado esta sexta-feira,24, à Assembleia Municipal para apreciação e aprovação.

De entre vários projectos para o sector da Cultura, a Vereação mosteirense destaca o da valorização e promoção do género musical e de dança Talaia Baxo enquanto Património Cultural Imaterial dos Mosteiros.

A CMM propõe que Talaia Baxo seja declarada Património Cultura Imaterial dos Mosteiros em 2018 e, a médio prazo, seja reconhecido formalmente como património cultural, nacional.

No ano passado, recorde-se, foi inaugurado em Atalaia o Centro Cultural Talaia Baxo, um espaço que tem funcionado como espaço de formação cultural de jovens e de divulgação da cultura local.

Talaia Baxo

É o género musical e de dança da ilha do Fogo que conheceu maior mediatização nos últimos tempos no país e além-fronteiras, projectando vários artistas da ilha.

O seu surgimento é associado aos Mosteiros, sendo seu nome uma referência à localidade de Atalaia (Talaia em crioulo).

Terá evoluído de outros ritmos que se tocava e se dançava antigamente nos bailes que se realizavam em povoados como Atalaia.

Foto: Arquivo CMM | GCI

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Projetos


Copyright © 2017 Câmara Municipal dos Mosteiros. Todos os direitos reservados.