Encontra-nos através das redes sociais

  • Facebook Page: 380736808683360
  • YouTube: sfvsff

Atividade Sísmica na ilha do Fogo: Proteção Civil diz que não há motivos para alarme

erupfogovolcon

Face a “alguns rumores” veiculados pelas redes sociais sobre atividades sísmicas nas ilhas do Fogo e Brava, o Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB), após consulta ao Instituto Nacional de Metrologia e Geofísica (INMG), fez chegar à Câmara Municipal dos Mosteiros uma nota de esclarecimento em que afirma que não há motivos para alarme.

Na nota consta que “ontem ao fim da tarde, às 17h15, foi registado mais um outro evento sísmico de magnitude 2,9, que foi localizado no sopé sul do Monte Amarelo e mesmo em baixo da zona onde houve maior concentração de lava da erupção de 2014/2015” e que “o foco encontra-se a cerca de 2 km de profundidade em relação ao nível médio do mar”.

Segundo o SNPCB, que cita o INMG, o padrão de radiação indica que o evento foi provocado por um mecanismo de implosão, portanto, “é compatível com uma reação ao peso da lava”.

Segundo o coordenador do Gabinete de Operações de Proteção Civil para Fogo e Brava, a atividade na Ilha do Fogo permanece como habitualmente, pelo que, “por enquanto, não há nenhum motivo de alerta”.

O SNPCB conclui a nota recomendando a Câmara Municipal a tranquilizar a população, porque “não há motivo para alarme”.

O SNPCB e o INMG informaram que estão a monitorizar essas atividades e que, em caso de evolução, a Câmara Municipal será comunicada para preparação de qualquer resposta.

 GCI | Foto: Arquivo 

Comentar


Código de segurança
Atualizar

Projetos


Copyright © 2018 Câmara Municipal dos Mosteiros. Todos os direitos reservados.