Cristino Pedraza pôde constatar que as obras da primeira fase do Projeto Impacto, desenvolvido no quadro do Programa das Plataformas para o Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Cabo Verde, estão praticamente concluídas.
O coordenador do programa deixou Mosteiros satisfeito, pois “regressa à Praia com a garantia do Gabinete Técnico da Câmara Municipal de que os trabalhos vão ser concluídos até o final deste mês”.
Esta visita de Pedraza, acompanhado pela animadora territorial do sistema das Nações Unidas na ilha do Fogo, Paula Silva, acontece a poucas semanas da inauguração da primeira fase do projeto Impacto, prevista para o mês de Julho.
Projeto Impacto
A primeira fase do projeto, co-financiado pelo sistema das Nações Unidas, no montante de 30 mil dólares, e que está em fase de conclusão, consistiu na construção de 15 abrigos de motor de popa e de materiais de pesca.
A segunda fase deste projeto, que visa desenvolver a fileira da pesca no concelho, vai contemplar a remodelação do edifício da Casa dos Pescadores, a instalação de unidade de conservação de pescado e de uma loja de materiais de pesca, bem como um espaço para a Associação dos Operadores de Pesca de Mosteiros.
A Plataforma Local de Mosteiros já mobilizou perto de metade do montante necessário para a implementação do Projeto de Impacto de Mosteiros, orçado em cerca de 14 mil contos.
GCI