A Juventude é uma das prioridades da Câmara Municipal dos Mosteiros para o mandato 2016 – 2020.
Estribado no Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Mosteiros (PEDM), Estudo Diretor sobre a visão do desenvolvimento municipal até 2020 e na Plataforma Eleitoral “Mosteiros, Nosso compromisso”, sufragada nas eleições autárquicas de 4 de setembro de 2016, e nos indicadores sociais e económicos do município, o Programa de Governação para o quadriénio tem como foco:
Fomento do Cooperativismo juvenil;
Reforço dos mecanismos de financiamento do ensino superior, através da criação de um fundo municipal de ensino superior;
Criação do Centro Municipal de Formação Técnico-profissional em parceria com o IEFP e instituições portuguesas com as quais temos protocolos de cooperação, alinhando as ofertas formativas com as necessidades de desenvolvimento económico do município;
Criação do Gabinete Municipal do Empreendedorismo;
Alargar as oportunidades de formação superior aos nossos jovens, negociando bolsas de pós-graduação (mestrado e doutoramento), com as instituições portuguesas com as quais temos protocolos de cooperação;
Apoio à criação e reestruturação das estruturas juvenis locais;
Ampliar as bases de cooperação com as instituições de Ensino Superior portuguesas, no sentido de receberem os nossos estudantes/formandos para estágios profissionais;
Colaborar na criação do Polo Universitário da ilha do Fogo;
Criação das Casas da Juventude, enquanto espaços de educação não formal, de informação e de formação, mas também de ocupação de tempos livres, de lazer e de convívio.
Gabinete Municipal do Empreendedorismo
O Gabinete Municipal do Empreendorismo (GME) foi inaugurado no dia 11 de Agosto de 2017, sexta-feira, 11, no quadro das festas do município. O acto foi presidido pelo edil Carlos Fernandinho Teixeira.
Na ocasião a Câmara Municipal dos Mosteiros e o Centro de Emprego e Formação Profissional Fogo e Brava (CEFPF) rubricaram um acordo de parceria. O documento foi assinado pelo vereador da Juventude, Formação e Desenvolvimento Económico, Fábio Vieira, e pelo coordenador do CEFPF, José António de Pina.
Competências
O Gabinete Municipal do Empreendedorismo (GME) é um serviço de apoio técnico que tem a missão de promover o emprego jovem e o aumento do rendimento disponível das famílias, sob a orientação direta do chefe do gabinete.
Ao Gabinete de Empreendedorismo compete, dentre outros, assistir jovens empreendedores, empresários e potenciais investidores, na preparação e implementação de projetos produtivos, baseados em critérios de rentabilidade e de retorno de capital.
Compete igualmente ao GME organizar ações formativas em matéria de empreendedorismo e gestão de negócios, estudar e propor ideias e projetos de desenvolvimento empresarial com fundamentos em avaliação económico-financeira, estudar e propor programas e projetos de desenvolvimento comunitário.
São ainda da incumbência do GME a promoção de acções de apoio ao associativismo comunitário, o fomento e a criação de incentivos de apoio ao artesanato artístico local e a elaboração de propostas de medidas que visem a promoção e o incentivo à iniciativa empresarial.
O GME funciona na dependência hierárquica do Vereador responsável pelo desenvolvimento económico do município.
Conselho Municipal da Juventude
O REGULAMENTO ORGÂNICO DOS SERVIÇOS DA CÂMARA MUNICIPAL DOS MOSTEIROS descreve, no artigo 14º, o Conselho Municipal da Juventude como sendo o órgão consultivo do Vereador responsável pela pasta da juventude, sobre as opções de políticas públicas para o setor, cuja missão, competências, composição e modo de funcionamento constam de regulamento próprio.