Delegações: Achada Grande (Zona Sul); Ribeira do Ilhéu (Zona Norte)
Data de Criação: 30 de Dezembro de 1991 pela Lei nº 23/IV/91, que entrou em vigor a 2 de Janeiro de 1992.
Dia do Município: 15 de Agosto
Breve Caraterização
Conhecido como Concelho do Café e da Talaia Baxo, Mosteiros é o primeiro concelho criado no Cabo Verde pós-independente.
Situado no norte da ilha do Fogo, Mosteiros estende-se por uma área de 85 Km2, representando cerca de 18% do total da Ilha e cerca de 2% do território nacional.
Está a cerca de 50 quilómetros da capital da ilha (São Filipe), pela via sul, que passa pelo município de Santa Catarina, e a aproximadamente 35 Km, pelo norte (pela estrada de Volta-a-Volta).
A população residente é de 9 336 habitantes, o que representa 26,2% da população da ilha do Fogo e 1,8 % da de Cabo Verde. Ela é essencialmente jovem. Cerca de 70% dos habitantes tem menos de trinta anos de idade.
A agricultura é a principal actividade económica, seguida da pesca. A receita de emigrantes tem sido também importante para a expansão urbana e para o desenvolvimento do concelho.
A temperatura média anual é de 22º C, sendo mais fresco nas zonas altas, onde se situa a crista verde da ilha e um dos principais perímetros florestais do país – Monte Velha, localidade de visita obrigatória.
O monte de Sumbango, também conhecido por Monte São Filipe, a baía de Monte Vermelho, em Fajãzinha, a baía de Murro Djeu, as grutas de Portela, a praia e o santuário de Nha Sant’Ana, em Mosteiros Trás, a baía de Corvo, a praia Lantcha e outros locais no centro da cidade de Igreja, são outros pontos de atracção turística do concelho que vive entre o mar e as montanhas férteis, onde se produzem um dos melhores cafés do mundo.