As atividades de promoção do agroturismo implementadas pelo projeto Rotas do Fogo, de que a Câmara Municipal de Mosteiros é co-requerente, são financiadas pela União Europeia, que atribuiu uma subvenção no valor de dois mil euros, pouco mais de 220 contos, a cada família contemplada.
Foram selecionadas três família. Uma em cada município. Vão ter suas reabilitadas e adaptadas para a implementação do projeto de agroturismo.
Em Mosteiros foi selecionado o projeto de um jovem de Cutelo Alto. Keny Rodrigues (o contemplado) vai investir na construção de quartos para acolher turistas, na construção de uma esplanada e na agropecuária.
A seleção dos beneficiários foi feita por um comité criado pela COSPE e que é integrado por técnicos de turismo, representantes dos parceiros e das três Câmaras Municipais.
Segundo, Carla Cossu, representante da COSPE, “a subvenção é simbólica e os beneficiários entram com uma contribuição como forma de sair um pouco do paradigma do assistencialismo e dar mais valor aos projetos económicos e de rendimento no âmbito do turismo”.
Cossu falava à imprensa à margem da cerimónia de atribuição da subvenção aos selecionados, realizada esta quinta-feira, em São Filipe.
GCI