Os eleitos municipais reuniram-se na segunda sessão ordinária da Assembleia Municipal na sexta-feira,25.
A aprovação da proposta da Câmara Municipal para a contração de um empréstimo de longo prazo para a asfaltagem das principais artérias do litoral foi um dos pontos da agenda de trabalhos.
A proposta foi aprovada com 9 votos dos deputados do PAICV. O MpD absteve-se.
Na declaração de voto, o líder da bancada do PAICV, Isildo Gomes, enalteceu a iniciativa da Câmara Municipal em trabalhar para dotar o município de uma rede viária moderna, cómoda e segura, pontuando que “a asfaltagem das principais vias do município vai ser um dos maiores investimentos da autarquia nestas três décadas”.
O líder da bancada do MpD, Carlos Lopes, em substituição de Francisco Barbosa Amado, falou em nome do grupo para dizer que era preferível a Câmara juntar-se aos outros municípios do Fogo para reivindicarem a conclusão do projeto do anel rodoviário pelo governo central, que resultaria na requalificação da via principal.
É de notar que o traçado inicial do anel rodoviário contempla a construção de uma nova via, entre Sumbango – Trás-os-Montes – São Miguel, diferente daquela a que a Câmara Municipal propõe asfaltar.
Relatórios de Atividades e de Contas apreciados
A apreciação dos relatórios de atividades e de contas de 2020 foi um dos principais pontos da agenda de trabalhos da sessão da Assembleia Municipal realizada sexta-feira,25.
Os documentos foram apreciados favoravelmente pelos eleitos do PAICV. A oposição deu nota negativa aos relatórios.
Outro tema inscrito na agenda da segunda sessão ordinária foi a proposta da Câmara Municipal para contração de empréstimo bancário no valor de pouco mais de 27 mil contos, montante que a Câmara Municipal tem a receber no quadro dos recursos consignados do PRRA. A proposta foi aprovada por maioria qualificada de 9 votos, todos os eleitos do PAICV. O MpD absteve-se.
Os eleitos tiveram os mesmos sentidos de voto na aprovação da proposta da Câmara Municipal para aquisição de três viaturas em regime de leasing.
A segunda sessão ordinária da AMM fica ainda marcada pela tomada de posse dos membros da Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) e da eleita Maria Santa Lopes de Pina (MpD).
GCI