O estádio municipal Francisco José Rodrigues encheu-se para assistir à final de domingo, 22, disputada entre as formações de Ribeira do Ilhéu e da Zona Alta.
A vitória sorriu aos rubro-negros do norte do concelho, que regressaram aos títulos dois anos depois da última conquista.
A equipa de Zona Alta ainda sonhou com o bicampeonato chegando ao intervalo da partida a vencer por 1-0 (golo de Sota).
Tal como na final de 2021, contra Queimada Trás, a turma de Ribeira do Ilhéu empatou no segundo tempo e levou o jogo para prolongamento. O golo do empate foi apontado por Jordan.
Com mais uma unidade em campo do que a Zona Alta (Maurício foi expulso no segundo tempo), os pupilos de Adair Martins marcaram 2 golos na segunda parte do prolongamento e voltaram a conquistar o título de campeão do Interzonas de Futebol. Né e Makito marcaram e foram os principais protagonistas da reviravolta.
Com esta vitória por 3-1, a equipa de Ribeira do Ilhéu vinga a derrota caseira sofrida, em julho, em casa, diante da rival de “rotcha riba” na disputa da final da Taça Alírio de Pina (2-4).
Prémios Individuais: Zona Alta em destaque
Sota foi o artilheiro da edição de 2023 do Campeonato Interzonas de Futebol. Marcou 7 golos. O 10 da Zona Alta juntou ao prémio de Melhor Marcador o de Melhor Jogador do Interzonas 2023.
Também da Zona Alta, Mauro foi eleito o Melhor Guarda Redes da competição e engrossou a lista de vencedores de trofeus individuais da canarinha.
O Jogador Revelação é do time de Queimada Guincho. Liedson foi o escolhido pelos responsáveis da realização do Campeonato Interzonas 2023.
O prémio de Melhor Treinador foi atribuído a Nuno da Rosa, que orientou os “regressados” de Sumbango, conduzindo-os até aos quartos de final da prova, tendo sido eliminados pela finalista vencida.
Estreando-se a apitar no Interzonas de Futebol de Mosteiros, Zé Preta foi considerado o Melhor Árbitro da competição.
Outros Prémios
A equipa vencedora do Campeonato recebe da Câmara Municipal um montante de 30 mil escudos.
À segunda classificada do Campeonato Interzonas de Futebol de Mosteiros de 2023 foi atribuída uma taça.
Por desistência das equipas eliminadas nas meias finais não foi realizada a partida para apuramento do 3º e 4º lugares.
Queimada Trás, a formação com a ficha mais limpa do Interzonas, foi a vencedora do trofeu de Equipa Fair Play.
O Onze Ideal do Campeonato Interzonas de Futebol também foi anunciado após a final de domingo. Ei-lo: Guarda redes: Mauro (Zona Alta); Defesas: Genilson (Zona Alta), Maurício (Zona Alta), Ketson (Ribeira do Ilhéu) e Walter (Ribeira do Ilheu); Médios: Gaitan (Zona Alta), Né (Ribeira do Ilheu) e Gerê (Ribeira do Ilheu); Avançados: Makito (Ribeira do Ilheu), Zér Carlos (Ribeira do Ilheu) e Sota (Zona Alta).
O Campeonato Interzonas de Futebol, promovido pela Câmara Municipal de Mosteiros, foi realizado pela Sumbango Sport e teve patrocínio da Firma Alves Cardoso.
GCI