Surpresa, de Queimada Guincho, Strela Negra e Unidos de Fonsaco, ambos da localidade de Mosteiros Trás, são os grupos oficiais do Carnaval de Mosteiros deste ano.
Os representantes dos grupos estiveram esta segunda-feira,28, reunidos com o vereador da Cultura naquele que foi o segundo encontro promovido por Fábio Vieira no quadro da preparação do concurso de Carnaval deste ano.
Na reunião de hora e meia os participantes abordaram questões relacionadas com os preparativos do Carnaval, a disponibilização de subsídios para os grupos oficiais e os prémios aprovados em sede de reunião camarária, realizada na manhã desta segunda-feira.
Prémios e Subsídios
A Vereação deliberou na sua segunda reunião sobre a atribuição de subsídios aos grupos oficiais do Carnaval e sobre a atribuição de prémios coletivos e individuais.
O vencedor do Carnaval 2019 terá o prémio de 100 mil escudos. O segundo vai receber 70 mil e o terceiro, 50 mil escudos.
Haverá também prémios para o Rei e para a Rainha do Carnaval (10 contos cada), para a porta-bandeira e para o mestre-sala (7 500 escudos cada) e para a rainha de bateria, também no valor de 7 mil e 500 escudos.
Os grupos oficiais têm direito este ano a um subsídio no valor de 70 contos, para financiar para dos custos de produção do Carnaval.
Aos grupos de animação será atribuído um subsídio de 20 mil escudos.
Jardins e Escolas
A Câmara Municipal vai continuar a apoiar o Carnaval escolar e dos jardins infantis. Os moldes e os montantes vão ser conhecidos brevemente.
A edilidade conta ter, uma vez mais, algum financiamento do Ministério da Cultura para poder promover a festa do rei Momo a todos os níveis no concelho.
Orçamento
Com o aumento do valor dos prémios coletivos e a atribuição de prémios individuais o orçamento do Carnaval sobe para cerca de 700 contos, 500 dos quais financiados pela Câmara Municipal.
O ano passado o roçamento do Carnaval foi de 500 mil escudos. O valor foi financiado pela Câmara Municipal, em 300 contos, e pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (200 contos).
GCI | Foto: Arquivo CMM