Conferência Municípios Geminados com Mosteiros: Vereação distingue precursores da Cooperação Intermunicipal

Conferência Municípios Geminados com Mosteiros: Vereação distingue precursores da Cooperação Intermunicipal 14/08/2019 16:29Hs

Conferência Municípios Geminados com Mosteiros: Vereação distingue precursores da Cooperação Intermunicipal

A Câmara Municipal de Mosteiros homenageou na manhã desta quarta-feira,14, três presidentes de Câmara que abriram caminho à cooperação descentralizada entre o município de Mosteiros e municípios portugueses.

Júlio Correia, presidente da Câmara de Mosteiros entre 1996 e 2002, João Benavente, antigo presidente da Câmara Municipal de Azambuja e José da Cunha, ex-presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, foram homenageados no quadro da 2ª Conferência dos Municípios Geminados com Mosteiros, que teve lugar no salão nobre dos Paços do Concelho.

“Homens que escreveram páginas importantes da história deste Concelho”

Para o presidente da Câmara Municipal de Mosteiros esta homenagem “é o reconhecimento do contributo de personalidades que participaram nos vários mandatos desta Edilidade, assim como autarcas estrangeiros, especialmente de Portugal, sem esquecermos o devido reconhecimento aos amigos e mecenas das nossas comunidades emigradas que muito contribuíram, com a sua generosidade, para que possamos hoje estar e viver melhor neste município”.

Teixeira lembrou que “em 1995, a Comissão Instaladora do Município dos Mosteiros entretanto criada pelo governo, iniciou o processo da geminação com a câmara municipal de Azambuja, com o então presidente João Benavente.”

Em 1996, pontuou o autarca, “após as primeiras eleições autárquicas neste Concelho, Júlio Correia enquanto presidente eleito retifica o acordo de cooperação e de geminação entre os dois municípios. A nova equipa dos Mosteiros iniciou assim uma caminhada na busca de novas parcerias. Com o apadrinhamento do Presidente Benavente nasce um novo parceiro dos Mosteiros já em 1996, a câmara municipal do Entroncamento, com o então presidente José Cunha, que por questões de saúde de saúde não pode estar presidente mas que recordamos neste momento com grande carinho pelo empenho e pela amizade que nos demonstrou enquanto presidente. Em 1996 o presidente José Cunha e o presidente Júlio Correia assinaram na cidade do Entroncamento o acordo de geminação entre as duas Edilidades, momento que tive o prazer de testemunhar.”

“Estes são, por conseguinte, os pioneiros da geminação e a eles devemos muito do nosso percurso enquanto Município. Fica neste ato o nosso reconhecimento por estes homens que escreveram páginas importantes da história deste Concelho razão pela qual estamos hoje aqui a prestar-lhes esta merecida homenagem.”

GCI

Deixe seu Comentário