O presidente Fábio Vieira procedeu na manhã desta sexta-feira,13, à entrega das chaves da Nova Escola de Ribeira do Ilhéu ao delegado do ministério da Educação (ME) de Mosteiros.
O ato simbólico teve lugar na escola de Ribeira do Ilhéu, que, após reconstrução e inauguração, abre as portas para o novo ano letivo, que tem data marcada para segunda-feira,16, acolhendo estudantes do Ensino Básico Integrado da zona norte.
O termo de entrega das chaves foi assinado pelo presidente da CM, Fábio Vieira, e pelo representante local do ME.
Inscrita no Programa Municipal de Requalificação do Parque Escolar, a obra de reconstrução da Escola Básica de Ribeira do Ilhéu custou perto de 43 mil contos, tendo sido financiada pela Câmara Municipal de Mosteiros em 57,8 %, com recursos próprios e outros mobilizados junto da ONG Luxemburguesa Betebuerg Helleft, num montante global de 24.300 contos, por um grupo de emigrantes de Ribeira do Ilhéu nos EUA, que mobilizou o montante global de 14 mil contos, equivalentes a 33,3% da obra, e pelo ministério da Educação, que entrou com 4.700 contos (11,1%).
A nova Escola do Ensino Básico de Ribeira do Ilhéu tem 4 salas de aula, uma sala multimédia, um refeitório, uma sala de professores e um gabinete para a direção, cozinha e 4 casas de banho.
A infraestrutura tem ligação à rede pública de energia elétrica e vai ter, brevemente, um sistema próprio de energia solar, no âmbito de um projeto a ser financiado pelo grão-ducado do Luxemburgo.
GCI