É o resultado de um trabalho de mobilização de parcerias que dura há cerca de dois anos. A Câmara Municipal de Mosteiros foi informada a semana passada da aprovação do seu projeto de requalificação do parque escolar municipal, que inclui jardins infantis, escolas do Ensino Básico Obrigatório (EBO) e o Centro Municipal de Formação Profissional.
Com este projeto, o executivo municipal liderado por Fábio Vieira garantiu um financiamento no valor de 118 mil contos para aplicar na requalificação e modernização do parque escolar municipal, conforme anunciou esta manhã, em conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Mosteiros.
A ONG luxemburguesa Betebuerg Helleft, com quem a Câmara Municipal tem trabalhado durante este tempo, garante que o projeto submetido pela Vereação de Mosteiros foi aprovado e vai ser financiado pelo Grão-ducado do Luxemburgo.
A lista de prioridades é encabeçada pelas escolas de EBO de Feijoal e Ribeira do Ilheu. Esta ultima conta também com um importante financiamento de um grupo de emigrantes nos Estados Unidos da América.
A par das escolas do EBO de Feijoal e Ribeira do Ilhéu, vão ser contemplados jardins infantis públicos, escolas do EBO que ainda não beneficiaram de intervenções e o Centro Municipal de Formação Profissional.
O desbloqueio da primeira tranche do montante aprovado deve suceder-se no início do segundo semestre deste ano, devendo os representantes da ONG Betebuerg Helleft realizar uma visita oficial ao município de Mosteiros no próximo mês.
GCI