O presidente substituto, Jaime Monteiro, e o vereador da Juventude, Formação e Desenvolvimento Económico, Fábio Vieira, receberam no início da tarde desta quarta-feira,11, uma delegação da Universidade de Santiago (US) dirigida pelo reitor Gabriel Fernandes.
A equipa da US veio apresentar à Vereação de Mosteiros a nona edição do programa “Rotas do Arquipélago”, que vai ter lugar na ilha do Fogo no mês de Maio.
Esta visita a Mosteiros visa, segundo o reitor da US, “estabelecer contatos com a autarquia e promover um grande envolvimento da Câmara Municipal enquanto parceira”, na concretização das atividades previstas neste programa de extensão universitária agendado para 13 a 20 de Maio.
De acordo com a US, “Rotas do Arquipélago” promove um estreita interação entre a comunidade académica e a sociedade em geral, sendo esta a terceira vez que é realizada na ilha do vulcão.
A programação prevê a realização de várias atividades socioculturais e de voluntariado, através de sessões formativas e fóruns nos três concelhos.
Em Mosteiros vai ser realizado um fórum sobre a “Política de Saúde para Mulheres e Crianças”. Em São Filipe o fórum será sobre o “Turismo Sustentável na região Fogo e Brava”, e em Santa Catarina, sobre a “Educação”.
Parceria
A delegação da US e a Vereação mosteirense aproveitaram o encontro desta quarta-feira para falarem sobre a parceria existente entre as duas instituições, concluindo que há espaço para que a mesma seja mais ampla, podendo ir além da redução da propina aos estudantes.
O desenvolvimento de ações sociais em prol de estudantes que frequentam a US é um dos caminhos para o reforço desta parceria entre a CMM e a Universidade de Santiago, que anunciou na ocasião a disponibilização de uma bolsa de estudo para Mosteiros.
GCI