Consensual. E aclamada. A proposta de atribuição do nome de Alírio Lopes de Pina (1928-2000) ao estádio de futebol de Ribeira do Ilheu, apresentada pela Câmara Municipal de Mosteiros à Assembleia Municipal, foi aprovada pelos eleitos das duas bancadas.
Emocionados, os representantes dos dois grupos com assento no parlamento municipal manifestaram a sua satisfação em ver reconhecido o legado de Alírio Lopes de Pina (também conhecido por Alírio Lion), neste gesto singelo da Câmara Municipal de Mosteiros em, respondendo às vozes da sociedade, atribuir o seu nome ao estádio municipal de Ribeira do Ilheu.
A inauguração do estádio municipal está prevista para o mês de agosto. As obras de conclusão vão ser retomadas graças à contribuição de emigrantes mosteirenses nos EUA e aos esforços da Câmara Municipal em mobilizar recursos, através da cooperação descentralizada e de empréstimo bancário.
Nesta ocasião será disputada a primeira Taça Alírio Lion, entre o campeão em título do Inter-zonas (Grito Povo, seu clube) e uma equipa convidada.
A data inicial para a inauguração do estádio é 11 de agosto, mas precisa ser aprovada em sede de reunião ordinária da Câmara Municipal de Mosteiros.
Proposta da Câmara
A proposta da Câmara Municipal aprovada na 4ª sessão ordinária da Assembleia Municipal, que se realizou esta quinta-feira,28, mereceu aprovação por unanimidade. Mais do que isso. Foi aplaudida por todos, em reconhecimento daquilo que representa o cidadão, ativista desportivo, cultural e social, Alírio Lopes de Pina.
Ei-la na íntegra:
“A construção do futuro pressupõe memória que ilumina. Ter referências, salvaguardar o passado e distinguir aqueles que antes de nós, através de memoráveis atos de intervenção pública voluntária, nos legaram um Concelho melhor, é a via mais saudável para a projeção do nosso futuro comum.
A construção e o alargamento das avenidas do desenvolvimento, tal qual acontece hoje neste Concelho, apenas tem sentido e razão, se este Município souber honrar, ainda que postumamente, aqueles homens e mulheres que antes de nós, em circunstâncias adversas, iniciaram os primeiros trilhos e alicerçaram os edifícios que hoje construímos.
Neste sentido, o ato que hoje tem lugar nesta Assembleia Municipal, visa reconhecer o percurso de uma personalidade de extraordinárias qualidades, um percursor da obra social no Concelho, mas sobretudo alguém que, vivendo muito à frente do seu tempo, percepcionou a cultura, o desporto e a integração social como armas fundamentais do desenvolvimento e do combate à exclusão.
A Câmara Municipal de Mosteiros entende ser da maior justiça homenagear esta figura ímpar, este homem do povo, carismático e filantropo, que ao acentuar a primazia da ascensão coletiva de uma localidade e de um Concelho ao invés da projeção individual, deixa um legado importante sobre quão virtuoso pode ser o trabalho comunitário quando feito com abnegação e desprendimento.
Alírio Lopes de Pina foi efetivamente uma personalidade invulgar. Em verdade, depois de tantos anos do seu desaparecimento físico, o nome deste homem continua a circular pela boca do povo, do mais comum dos cidadãos que dele resguardam as memórias dos feitos na pacata e bonita localidade de Ribeira do Ilhéu.
Alírio Lopes de Pina é um nome que ainda mobiliza várias gerações de Mosteirenses que sempre viram nesta personalidade uma fonte de inspiração.
Ao assumir a gigantesca missão de iniciar a construção da estrada de acesso à Ribeira do Ilhéu, Alírio impôs a si próprio o desafio de combater o isolamento de uma comunidade inteira, substituindo os poderes públicos, batendo-se contra uma natureza agreste, utilizando meios e recursos pessoais, com explícito e memorável princípio de colocar a comunidade de Ribeira do Ilhéu no Mapa da Ilha projetando-a para o futuro.
Hoje, volvidos tantos anos, com mais abstração e frieza que apenas o tempo confere, a grandeza deste homem interpela a todos, interpela sobretudo a geração mais nova, no sentido de que é sempre possível, na senda do pensamento de Amílcar Cabral, saldar a nossa dívida para com o povo tal qual fez Alírio Lopes de Pina.
Hoje uma incursão mais a fundo sobre a obra social do Senhor Alírio, permite aquilatar a existência de um pensamento bem estruturado para a época, muito distante de uma perspetiva isolada, casuística ou de curto prazo. Primeiro era preciso desencravar e incluir Ribeira do Ilhéu no diálogo intra-Concelho e com o resto da Ilha e posteriormente trabalhar as dimensões cultural e desportiva nas quais tanto empenho colocou na fase final da sua vida.
No conjunto das suas realizações, destacam-se as ações tendentes à criação de grupos culturais e desportivos que fizeram de Ribeira do Ilhéu à época, a localidade mais dinâmica de todo o Município.
E nesta caminhada incomum de uma personalidade sintonizada com os anseios do seu povo, Alírio praticamente sozinho, sonhou e realizou um desejo maior para a sua localidade: Criar uma equipa de futebol e iniciar a construção de um Campo de Futebol em Ribeira do Ilhéu. Ainda sem estádio, arcando ele próprio com as despesas da organização e transporte, o Grito do Povo, nome com que batizou a equipa local, emparelhou durante anos a fio com as melhores equipas da Ilha do Fogo, colocando num patamar nunca dantes visto, o nome de Ribeira do Ilhéu.
É pois este Cidadão atento, culto e engajado com prestígio e credibilidade, um filho dileto de Mosteiros que fez diferente, resgatando a nobreza do recanto que o vira nascer, que se quer hoje e neste ato, homenagear.
Não se trata aqui e agora uma incursão aprofundada pela biografia deste grande ser humano, o que acontecerá a seu tempo e por ocasião da inauguração do Estádio, período em que se pretenderá esmiuçar o inquestionável trabalho comunitário deste homenageado.
O Município tem uma dívida e gratidão para com este cidadão que urge a este tempo reparar porque ter referências do passado é ter memória. E ter o nome de Alírio Lopes de Pina associado a uma toponímia é justiça histórica. Afinal, só realiza o bem comum quem, no mínimo que faz, torna comum e corriqueiro o bem.
Assim, no rigor da exigência histórica e cientes do dever ético que não pode estar arredado da vida política, a Câmara Municipal propõe à Assembleia Municipal, a designação do novo Estádio de Futebol Municipal a ser inaugurado oportunamente em Ribeira do Ilhéu, o nome de - “Estádio Alírio Lopes de Pina” aprovando a respetiva deliberação para o efeito.”
Mosteiros, aos 28 de abril de 2022.
O Presidente da Câmara,
Fábio Humberto da Rosa Alves Vieira