Um violino. Uma guitarra baixo. Um violoncelo. Uma trompete. E um piano. É a primeira doação de instrumentos da ONG Cape Verdeans United (CVU), a mesma que cofinanciou o parque infantil de Fonsaco, destinada à Escola de Música Giovani Rodrigues.
O ato simbólico de entrega dos instrumentos musicais à Câmara Municipal teve lugar no Museu Cabo-verdiano em Pawtuket, Rhode Island. Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Fábio Vieira, e o vereador da Cultura, Nelson Pires.
Os instrumentos foram doados por amigos da Cape Verdeans United, que está a mobilizar mais recursos, instrumentos e outros materiais didáticos para a anunciada Escola de Música Giovani Rodrigues.
O presidente Fábio Vieira agradeceu o gesto da CVU, considerando-a de “extrema importância” para a materialização deste projeto cultural lançado pela Câmara Municipal no início deste mandato. Para o autarca, “o importante é dar os primeiros passos” e, com esta doação e outras que vão acontecer proximamente, “a Câmara Municipal vai estar em condições de iniciar a implementação da escola”.
Genie Lomba, vice-presidente da CVU afirmou na ocasião que a ONG está a envidar esforços para conseguir o máximo possível de recursos para apoiar a edilidade mosteirense na implementação deste projeto. “É algo que nos mobilizou a todos, porque constatámos um forte compromisso da Câmara Municipal de Mosteiros em investir na educação, promovendo a arte e a cultura da paz”, afirmou.
Em Brockton, agentes culturais estão também envolvidos na mobilização de recursos para a escola. Joe Rodrigues, artista mosteirense residente nos Estados Unidos da América há décadas, é um dos voluntários deste projeto “que já arrecadou também instrumentos para a Escola de Música Giovani Rodrigues”.
GCI