Bill Carpenter, desde 2013 mayor de Brockton – Massachusetts, EUA, morreu aos 62 anos, segundo informação avançada pela autarquia.
De acordo com a Polícia de Brockton, citada pela imprensa local, Carpenter foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira,3, dentro de um veículo estacionado em uma escola onde ele foi deixar um membro da família que participa num programa de verão.
O mayor foi declarado morto num hospital da região, não tendo sido divulgada a causa da morte, mas, escreve a NBC Boston, “as autoridades descartaram a possibilidade de Carpenter ter sido vítima de crime.”
Bill Carpenter cumpria o terceiro mandato como mayor de Brockton e preparava-se para recandidatar ao cargo em Novembro.
Carpenter foi submetido em Março a uma cirurgia por um bloqueio na artéria cardíaca, de acordo com The Enterprise.
O mayor deixa seis filhos, um dos quais é agente da Polícia de Brockton, e sua parceira de vida, Juli Caldwell.
Um amigo da ilha do Fogo
Muito ligado à comunidade cabo-verdiana, Bill Carpenter é visto como “um grande amigo da ilha do Fogo”.
O próprio declarou em vários eventos públicos a sua amizade com o povo da ilha do vulcão, que chegou a considerar, numa visita que fez em 2014, no quadro do programa ‘Merca na Djarfogo, como sua “segunda terra”.
Na altura, Carpenter afirmou que “a cidade de Brockton é o quarto município da ilha do Fogo”, notando que a sua cidade “tem uma comunidade de cabo-verdianos maior que a população do Fogo, razão pela qual se considera como o presidente da quarta Câmara da ilha”.
Autarcas lamentam perda de “um grande amigo”
Carlos Fernandinho Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, manifestou-se profundamente consternado pelo falecimento de Bill Carpenter.
Através do facebook, Teixeira afirmou que hoje “acabámos de perder um grande amigo. Um grande amigo dos cabo-verdianos e dos foguenses. O Mayor Bill Carpenter.”
O autarca mosteirense aproveitou o ensejo para manifestar suas “sentidas condolências à família enlutada”.
Na mesma toada e pela mesma via, Fábio Vieira, vereador da Juventude, que integrou recentemente uma delegação foguense recebida na Câmara de Brockton pelo então mayor, no quadro do programa das Plataformas Locais, declarou ter ficado desolado com a notícia do passamento físico de Carpenter.
O vereador escreveu que foi “com profunda dor e consternação” que tomou conhecimento do passamento físico do Mayor de Brockton, Bill Carpenter, “um grande amigo da comunidade cabo-verdiana (sobretudo foguense) na cidade de Brockton e pessoa que nutria uma enorme amizade com o nosso município”.
Nesta ora de dor, acrescentou, “apresento as minhas sentidas condolências a toda a população de Brockton e a todos os seus familiares e amigos.”
O coletivo da Câmara Municipal de Mosteiros serve-se desta para apresentar aos familiares e à autarquia de Brockton as condolências pelo falecimento de Bill Carpenter.
Que Deus seja consigo. Paz à sua alma!
GCI | Foto: Arquivo CMM