Esta foi uma das principais deliberações saídas da 15ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Mosteiros.
A Vereação aprovou o Plano de Mitigação da Seca e do Mau Ano Agrícola orçado em 10 mil e quinhentos contos.
O Plano prevê intervenções em 3 eixos, nomeadamente, Reforço da Capacidade Produtiva Agro-pastoril (subvenção de ração), Mobilização de Água e Emprego Público.
No âmbito do reforço da capacidade produtiva agro-pastoril a autarquia prevê 1500 contos para aquisição e distribuição de ração aos criadores locais e a criação de um Banco de Pasto, cujas atividades de recolha e distribuição de pasto a criadores estão orçadas em 1500 contos.
A Câmara Municipal inscreveu o montante de 2 mil contos no eixo ‘Mobilização de água’. Com este valor a Vereação de Mosteiros prevê implementar obras de expansão da rede de adução e distribuição de água nas localidades de Relvas e Atalaia.
O executivo camarário incluiu no eixo ‘Emprego Público’ obras de limpeza de vias de acesso a localidades e caminhos vicinais, no valor de 2500 contos, a melhoria de acesso à Lixeira Municipal (500 000 escudos), a melhoria de acesso à zona piscatória de Morro Ilhéu (500 contos) e atividades geradoras de rendimento, orçadas em 2 mil contos.
O plano já foi encaminhado para o ministério da agricultura e ambiente para mobilização de financiamento.
GCI