“De uma forma muito amiga e calorosa, desejo a todos os Munícipes, assim como todos os Mosteirenses e Amigos dos Mosteiros, um Santo Natal e um Próspero Ano de 2020.
Um Natal que seja ocasião de paz e concórdia, harmonia e aconchego, as condições essenciais para a felicidade de cada um.
Nesta quadra, todos nos reunimos em Família, buscamos o convívio dos nossos entes queridos, daqueles que nos estão mais próximos.
Ao mesmo tempo, recordamos com saudade – uma saudade tão mosteirense – os que estão longe ou os que já partiram.
Quero deixar, em nome da nossa Edilidade, uma palavra de generoso afeto aos nossos Emigrantes, cujo papel tanto sublinhei ao longo dos meus mandatos.
E um Ano Novo que também traga a cada um o alento, a esperança e a certeza de que virão dias melhores de prosperidade – a nós, às nossas famílias, ao nosso Município e ao nosso Cabo Verde.
Ao longo de quatro mandatos e meio, tenho estado inteiramente dedicado a dar o máximo de mim para a realização do bem comum autárquico nos Mosteiros e, apesar das vicissitudes e das circunstâncias nem sempre fáceis, graças às equipas camarárias com as quais tenho trabalhado e, sobretudo, graças ao Munícipe Mosteirense, a cada ano tenho podido acrescentar uma pedra na construção da estrada do futuro do nosso querido Município.
São estas pessoas – todos vós, todos os Munícipes, os Mosteirenses e Amigos dos Mosteiros –, a quem tenho especial carinho e dever de gratidão, o meu grande orgulho pelo trabalho feito, e não foi pouca coisa realizada, algumas vezes em tempos difíceis, como agora, de prolongada seca que assola o País, em geral, e o nosso Município, em particular.
Através de firmes e corretas parcerias institucionais com os sucessivos governos, tive o privilégio de, ao longo destes anos, mudar Mosteiros, mantendo um diálogo de proximidade com a realidade do município, com os seus problemas e dificuldades, mas também com os seus anseios e as suas realizações.
Nunca alimentámos o pessimismo e o desânimo face à missão que nos coube. Procurámos, acima de tudo, valorizar os bons exemplos, enaltecer o trabalho admirável de pessoas e de instituições que promovem o combate à pobreza e exclusão social, ao desemprego, privilegiando parcerias com aqueles, em Cabo Verde (parceiros locais e nacionais) e no estrangeiro, através da cooperação e da parceria intermunicipais, gerar e gerir a criação de Valor nos Mosteiros.
Os nossos Munícipes demonstraram, em tempos muito difíceis, a sua vitalidade, o seu dinamismo, a sua ambição de viver num Município melhor e mais justo. E é com esta ambição municipal que iremos construir em conjunto um lugar melhor e mais próspero, mais solidário, com mais equilíbrio social.
Por isso, que este Natal e Ano Novo sejam tempos de reflexão e de ponderação.
Combater as desigualdades e as situações de pobreza e exclusão social, que afetam ainda um grande número de Munícipes: os idosos mais carenciados, os desempregados ou empregados precários, os jovens com potencial que não encontram condições académicas e profissionais, mas também a infraestruturação, o desenvolvimento da agricultura, da pecuária e da pesca, e o desenvolvimento do potencial turístico. Sejam estes tempos, ocasião para renovarmos os nossos compromissos com os Mosteiros e com Cabo Verde.
Vale a pena renovarmos o contrato de confiança entre todos os Mosteirenses, aquilo que constitui a maior razão para acreditarmos num futuro melhor, para nós e para os nossos filhos.
Pessoalmente conheci – e conheço de perto – aqueles que continuam empenhados a construir um Mosteiros melhor. A estes, quero expressar o meu mais profundo agradecimento.
Com esperança no futuro, renovo, em nome da Câmara Municipal dos Mosteiros, aos Munícipes, aos Mosteirenses e aos Amigos dos Mosteiros, onde quer que se encontrem – a todos os Cabo-verdianos – os votos de um Santo Natal e que 2020 seja efetivamente um ano de renovada esperança, paz e prosperidade.”
Carlos Fernandinho Teixeira,
Presidente da Câmara Municipal de Mosteiros