Começou esta segunda feira,2, no Museu do Café. E vai até o dia 5, quinta-feira. A primeira edição de Mosteiros StArt - festival de arte urbana é parte do programa de comemoração do 30º aniversário da criação do município de Mosteiros.
A par de pinturas artísticas em muros da cidade, o Mosteiros StArt tem também uma componente formativa. De 2 a 5 de agosto, no Museu do Café, uma dúzia de jovens do concelho participam numa oficina de pintura com café e outras técnicas. Uma ação coordenada pelo pintor foguense Paulo Pina, que visa descobrir e valorizar talentos locais.
A primeira edição do Mosteiros StArt terá participação de artistas locais e de São Filipe, devido à pandemia e às limitações de transportes inter-ilhas, mas o objetivo é, a partir do próximo ano, alargar o evento à participação de artistas de fora do concelho e do país.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal pretende mudar o visual da cidade e do concelho, promover as artes plásticas, a arte urbana e os artistas locais, bem como contribuir para o aparecimento e valorização de nomes locais ligadas a este setor.
GCI