Mostra de Teatro: Grupo Português apresenta peça no Auditório Municipal Pedro Pires

Mostra de Teatro: Grupo Português apresenta peça no Auditório Municipal Pedro Pires 04/08/2021 22:49Hs

Mostra de Teatro: Grupo Português apresenta peça no Auditório Municipal Pedro Pires

É nesta sexta-feira,6. No primeiro dia da segunda Mostra do Teatro de Mosteiros. No Auditório Municipal. Às 19 horas. Meia hora depois da abertura oficial da programação da mostra que tem também prevista uma ação formativa para jovens de grupos locais.

A companhia portuguesa Terceira Pessoa é uma das três participantes deste evento que este ano se realiza com limitações devido à Covid-19. Gota d’Agu, com a peça “Problemas Conjugais” e o grupo teatral de Guincho, com uma peça sobre a VBG também participam neste intercambio de agentes teatrais.

Sobre o “Senso Comum”

Senso Comum – uma vaga lembrança de um espetáculo é um acontecimento performativo que resulta do conflito entre a leitura e a escrita do próprio espetáculo.

Este trabalho move-se numa zona de radicalização do textocentrismo, levando o espectador a não ter mais nada senão as palavras que se apresentam à sua frente. É desta crueza que se abrem portas e janelas para poéticas que se constroem ao vivo e se moldam ao espetador, afundado-o numa ficção que, vista de longe, é comum a todo o público. Ao contrário do carácter fixo do poema, este texto vai-se evaporando ao longo do tempo transformando-se em fenómeno. O que sobra é a memória que o texto nos deixa… a memória do espetáculo.

 

Internacionalização

O projeto de internacionalização desta criação compreendeu a tradução do texto original em português para a língua nativa de cada um dos países de acolhimento. No caso de Cabo Verde foi realizada a tradução para o cabo-verdiano. Esse processo foi realizado presencialmente e intimamente entre a equipa portuguesa e o tradutor e performer cabo-verdiano Apolo de Carvalho, que interpretará o espetáculo a apresentar no município de Mosteiros na Ilha do Fogo em Cabo Verde.

 A seguir à apresentação do espetáculo existirá uma conversa sobre o processo de tradução deste texto do português para o cabo-verdiano, entre os artistas Apolo de Carvalho e Óscar Silva e o público de Mosteiros.

No dia 7 de agosto, os artistas orientarão uma oficina de teatro para a comunidade local na qual, através de uma forma lúdica e prática, se desenvolvem alguns exercícios teatrais.

A internacionalização do projeto “Senso Comum – uma vaga lembrança de um espetáculo” conta com o financiamento da Direção Geral das Artes / República Portuguesa – Cultura.

GCI

Deixe seu Comentário