As duas obras foram construídas pela Câmara Municipal no âmbito do projeto Integrado de Promoção da Resiliência Socioeconómica de Famílias Vulneráveis de Mosteiros, subvencionado pelo Fundo de Descentralização, dando continuidade aos trabalhos iniciados no quadro do Projeto de Desenvolvimento da Fileira da Pesca no Município de Mosteiros, financiado pelo Programa das Plataformas para o Desenvolvimento Local e os Objetivos 20/30 em Cabo Verde.
A Casa do Pescador, na Praia Lantcha, custou 15 mil contos. Foi construída para servir pescadores e peixeiras de todo o concelho, dispondo de uma unidade de frio, um escritório para a associação dos operadores de pesca, uma loja de materiais de pesca e estruturas para tratamento de pescado.
A praça Bode Loma, nome pelo que ficou popular o pescador Valdomiro Antunes, já falecido, foi construída em homenagem a todos os pescadores e peixeiras do concelho, pela Câmara Municipal, para qualificar a orla marítima em que se insere, aproveitando parte do terraço da Casa do Pescador e uma antiga via próxima do Auditório Municipal.
A inauguração das duas obras está agendada para a tarde de 23, num evento a ser presidido pelo dirigente da Vereação de Mosteiros, Fábio Vieira.
GCI