Estádio Municipal Alírio Lopes de Pina, em Ribeira do Ilheu. Praça da Amadora, em Queimada Guincho. Arruamentos de Casa Cutelo, em Mosteiros Trás. Orla marítima de Beco, na cidade de Igreja. Habitações do Nha Kaza Nha Grandeza, em várias localidades. Estas são algumas das principais obras a inaugurar nos meses de junho, julho e agosto pela Câmara Municipal liderada por Fabio Vieira.
As inaugurações começam em finais de junho, em Guincho. Nesta ocasião (dia e hora a indicar, consoante a disponibilidade da Câmara de Amadora em fazer-se presente), a Câmara Municipal vai proceder à inauguração da Praça da Amadora. Um investimento de cerca de 6 mil contos, realizado com recursos da Câmara de Mosteiros e da de Amadora, com que o município do Café e da Talaia Baxu tem acordo de cooperação desde 2019.
Na mesma data vai ser inaugurada a rua do jardim infantil de Guincho, que também dá acesso à Praça da Amadora.
A 5 de julho será inaugurada a obra de requalificação da orla marítima de Beco. Um investimento de mais de 40 mil contos, cofinanciado pela Câmara Municipal de Mosteiros e pelo Fundo do Turismo, que ainda tem por transferir mais de 15 mil contos contratados com a autarquia para a realização da obra.
No último sábado de Julho, por ocasião das celebrações de Nha Sant’Ana em Mosteiros Trás, vai ser inaugurado o arruamento da localidade de Casa Cutelo. Uma prenda há muito esperada pelos moradores daquele pequeno povoado de Mosteiros Trás, onde foram investidos mais de 3 mil contos.
Em agosto, a par da entrega de habitações do programa Nha Kaza Nha Grandeza, vai ser inaugurada a maior obra desportiva realizada no concelho nos últimos 5 anos. O Estádio Municipal Alírio Lopes de Pina vai ser inaugurado no dia 11 de agosto. As obras de conclusão vão ser agora executadas graças à comparticipação da diáspora mosteirense nos Estados Unidos, que mobilizou 50 mil dólares para os trabalhos. A Câmara Municipal, sozinha, já investiu nesta obra mais de 35 mil contos.
Os custos de todas as obras a inaugurar no próximo trimestre rondam os 100 mil contos, boa parte mobilizada via crédito bancário, cooperação descentralizada e mobilização junto da diáspora.
O calendário de inaugurações foi aprovado em sede da quinta reunião ordinária da Câmara Municipal de Mosteiros realizada esta quinta-feira,5.
GCI