As obras de extensão da rede de abastecimento que leva água à população da zona norte ficaram concluídas este mês.
O projeto garantiu o acesso à rede pública de água a cerca de 100 famílias das localidades de Atalaia, Ribeira do Ilhéu e Rocha Fora.
A inauguração da extensão da rede deu-se ao início da tarde desta quinta-feira,15, em Atalaia, onde os beneficiários manifestaram sua satisfação em ter o “precioso líquido em casa”, poupando-lhes tempo e dinheiro.
Para o presidente da Câmara Municipal de Mosteiros, a conclusão deste projeto é a demonstração clara da importância das parcerias para o desenvolvimento. Fábio Vieira disse-se muito “feliz, pelas famílias e pelo município”, porque esta realização coloca Mosteiros entre os poucos municípios de Cabo Verde próximos de atingir o ODS 6, relativo à água e ao saneamento para todos.
O autarca mosteirense acredita que, até o final deste ano, a CM terá garantido a ligação de água ao domicílio a todas as famílias de Mosteiros.
Em representação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o presidente da Estaca de Fogo e Brava, António Pires, elogiou o trabalho feito pelas equipas envolvidas no projeto desde a primeira hora e manifestou a disponibilidade de a sua instituição continuar a colaborar com a autarquia na materialização de projetos que promovam o bem-comum.
Por seu turno, o presidente da Associação Fogo Solidário (Afosol), Eugénio Veiga, referiu-se a uma “data histórica” para Mosteiros, um dos poucos municípios do país “que consegue levar a toda a população um bem tão vital como é a água”. “Foi um projeto realmente participativo, que contou com o concurso dos parceiros e dos beneficiários”, enfatizou Veiga.
O representante dos beneficiários, Celestino Ramos falou de “um dia feliz para todas as famílias contempladas”, porque marca o dia em que se pôs termo a longas jornadas de famílias em busca de água potável. “A maior parte percorria mais de 2 km para garantir 50 litros de água diários, transportados à cabeça ou com a recurso a animais”.
A Câmara Municipal de Mosteiros, a Associação Fogo Solidário (Afosol), a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a empresa intermunicipal de água de Fogo e Brava - Aguabrava são os parceiros deste projeto que coloca Mosteiros em posição de atingir, brevemente, o ODS 6, referente à água potável para todos.
GCI