O presidente da Câmara Municipal reuniu-se quarta-feira,14, com o seu homólogo de Ansião, município geminado com Mosteiros.
Fábio Vieira e António Domingues abordaram questões relacionadas com a implementação de alguns projetos cofinanciados pela autarquia ansianense, dentre os quais as obras da praça de Ansião em Fonsaco.
A Câmara Municipal de Ansião vai cofinanciar a construção da Praça de Ansião com 25 mil euros. O presidente da Câmara Municipal de Mosteiros assegurou que “as obras arrancarão na próxima semana” e, “se tudo correr dentro do expectável, no quadro natalício, a Praça será inaugurada.”
O encontro de quarta-feira, afirma Fábio Vieira, “teve como pano de fundo a definição de um plano de ação que priorize a implementação de alguns projetos, identificados como estratégicos no quadro do protocolo de cooperação celebrado entre a Associação de desenvolvimento Terras de Sicó e a Agência de Desenvolvimento da Região Fogo e Brava.”
Agricultura
Nessa reunião de trabalho participou também o coordenador da Associação Terras de Sicó. David Leandro garantiu que a associação que dirige vai apoiar o município na montagem de uma unidade de transformação de frutas a ser instalada em Mosteiros Trás.
Esta instituição está também a mobilizar outras parcerias para o financiamento de uma formação intensiva na área da vitivinicultura em que deve participar uma técnica da Adega Sodade, de Mosteiros.
Um dia antes da receção em Ansião, o presidente Fábio Vieira foi recebido pelo diretor regional-adjunto da Agricultura e Pescas do Centro de Portugal, António Francisco Ferreira.
Foi uma oportunidade de partilhar com aquele dirigente “a visão de Mosteiros em matéria da promoção desses dois setores estratégicos para o nosso desenvolvimento sustentável, colocando especial enfoque nos projetos que integram o Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Sustentável.”
Para Vieira “há um campo enorme de oportunidades de cooperação e parceria entre as nossas instituições.”
Segundo o presidente, nesta fase inicial ficou acordado o envio de um jovem da Adega Sodade para um estágio de curta duração no Laboratório de Química Enológica da Direção Regional de Agricultura e Pescas Centro, que fica localizado no concelho de Anadia.
Está também aberta a possibilidade de financiamento de uma formação profissional de 3 anos em técnica vitivinícola na Escola Profissional de Anadia.
GCI