Artes e Criações. Um projeto para “Criar e Desenvolver Corte e Costura”. Um empreendimento de economia solidária, da autoria de Antónia dos Santos Martins. É o projeto eleito pelo júri do concurso para atribuição do Prémio Cri_Ação deste ano, na categoria Cultura.
Obtendo 278 pontos em 300 possíveis, o projeto de Antónia Martins consiste “basicamente em transformar a realidade das mulheres [futuras beneficiárias], através da arte de Corte e Costura, combatendo o desemprego e a exclusão social”.
À vencedora do concurso será atribuído um prémio no valor de 125 000 escudos, em kit de materiais para o empreendimento.
O segundo melhor projeto apresentado a concurso é da autoria de Maria Amélia Miranda Pereira. Obteve 265 pontos. A proposta é de materialização de uma Escola de Rendas e Bordados. “Um projeto que visa promover um conjunto de ações de carater formativo e informativo (…) na área de rendas e bordados, introduzindo jovens neste mercado da economia criativa”.
Terá direito a um prémio de 75000 escudos, convertidos em kit de materiais para o arranque das atividades inscritas no projeto.
Os prémios serão atribuídos no âmbito das Festas do Município de 2023.
GCI