O anuncio foi feito por ocasião do Dia Nacional da Talaia Baxu, assinalado esta quinta-feira, 1 de fevereiro.
O júri do concurso revelou os resultados do Prémio Talaia Baxu do Ano de 2023 (PTBA), iniciativa da Câmara Municipal de Mosteiros, no final do Fórum Talaia Baxu: Património Cultural Imaterial, que teve lugar na praça Azambuja, na cidade de Igreja.
Segundo o presidente do júri, Domingos Pedro Lopes (Lela), o tema ‘Camin di Lomba’, interpretada por Joana Pires, escrita por António Brandão e Aníbal A. Silva, com música do mosteirense Joe Pires, obteve a maior pontuação entre as finalistas por ser a que mais se aproxima da genuinidade da Talaia Baxu, música típica de Mosteiros.
Linkin, no violino, teve também uma participação especial neste tema lançado o ano passado, nos Estados Unidos. É parte do CD dela ‘Divagar NTa Tchiga La’ apresentado em setembro de 2023.
A vencedora conseguiu 131 pontos em 360 possíveis. Em segundo lugar, com menos 16 pontos, ficou a música ‘Mininu Mansu’, de Hilário Barros, e, com 108 pontos, ‘Sodade de Mamá’, de Djandjo de Talaia, foi o terceiro colocado.
A composição, a originalidade, o arranjo, a afinação, a voz, o ritmo/compasso são alguns dos principais critérios de avaliação definidos pelo júri do concurso que, a par de Lela Lopes, é composto por Artur Barbosa, Morgado Barros, Joaquim Santos Andrade e Manuel Rodrigues.
GCI