DMZ e Tozic sucedem ao grupo West Side (Relvas), vencedor do concurso em 2022. A dupla da Zona Alta foi escolhida pelo júri do concurso, na final realizada em Sumbango, na noite de sábado,2.
Os rappers vencedores obtiveram 295 pontos em 350 possíveis, mais 18 do que o segundo classificado, Zé Andrade. MC Deta Pó ficou em terceiro, com 242.
Parte do programa Ritmo & Poesia, o segundo concurso de RAP começou a 10 de novembro, no âmbito das comemorações do dia mundial do Hip Hop e terminou na noite de sábado,2, na novel praça de Sumbango.
Aos vencedores está assegurado, a par do trofeu entregue momentos depois do anuncio dos resultados, o financiamento para produção de um tema de sua autoria.
Criado em 2022 pelo Pelouro da Cultura, o Concurso de RAP visa incentivar a produção musical, dar visibilidade a trabalhos de jovens do concelho e promover este género musical enquanto ferramenta de combate a males sociais que assolam a juventude e de promoção da cidadania, de modo a contribuir para a elevação da cultura, promover o acesso a meios de produção e de divulgação, fortalecer iniciativas e dinâmicas já existentes nas comunidades e promover o desenvolvimento sustentável.
Ainda no âmbito do programa Ritmo & Poesia foi realizada, no American Corner Mosteiros, na tarde de sexta-feira,1, uma Roda de Conversa sobre Luta contra Sida e o papel dos artistas na sensibilização da população. A Conversa foi orientada por um técnico da Delegacia de Saúde de Mosteiros e culminou com mais uma edição especial do Café com Versos.
GCI