Semana d'África: 12 personalidades da comunidade imigrada homenageadas pela Câmara Municipal

Semana d'África: 12 personalidades da comunidade imigrada homenageadas pela Câmara Municipal 27/05/2024 13:31Hs

Semana d'África: 12 personalidades da comunidade imigrada homenageadas pela Câmara Municipal

Educação. Saúde. Comércio. Desporto. E Cultura. Estas são as áreas de atuação das personalidades da comunidade africana imigrante homenageadas pela Câmara Municipal de Mosteiros.

Ao todo foram distinguidos 12 imigrantes, sendo 4 professores, uma enfermeira, um agente de restauração, um artesão e cinco vendedores ambulantes.

Para a Câmara Municipal, este foi um dos principais acontecimentos da IV Semana d’África, que decorreu de 21 a 25 de maio.

Fábio Vieira falou de “uma justa homenagem” a pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento do município em vários domínios e há largos anos.

O presidente da Câmara Municipal aproveitou o ensejo para falar das iniciativas da Câmara Municipal para a imigração, destacando programas e projetos inscritos nos instrumentos de gestão, exemplificando com a criação do Gabinete do Migrante e da Ouvidoria Municipal, a formalização de acordo de cooperação com a Alta Autoridade para a Imigração e com a Associação dos Imigrantes Africanos Residentes em Mosteiros e a promoção de atividades como a Semana d’África em Mosteiros.

Falando em representação dos homenageados e da Associação dos Imigrantes Africanos Residentes em Mosteiros, Mário N’Tchama, professor e desportista, agradeceu o gesto da Câmara Municipal e enalteceu o trabalho que a autarquia tem desenvolvido no domínio da integração e da inclusão sociais.

Falou também da hospitalidade dos mosteirenses e das oportunidades que o município de Mosteiros oferece aos imigrantes.

A homenagem aos imigrantes deu-se na noite de sábado, 25, dia da África, por ocasião da quarta edição de Sabores de África – Feira Gastronómica, que marcou o encerramento da Semana d’África deste ano.

Outras atividades

Antes da Feira Gastronómica, a Câmara Municipal promoveu várias outras atividades. Durante a Semana d’África, a praça Azambuja acolheu a primeira edição da Feira Africana, com participação de artesãos e operadores económicos locais e da imigração.

Houve também espaço para a promoção de jogos tradicionais, com provas durante dois dias (22 e 23).

No domínio do desporto, destaque para mais uma edição da Taça de Amizade em Futsal. Foi disputada no polivalente de Atalaia, na quinta-feira, 23, entre as equipas da Câmara Municipal e da Comunidade Imigrada. A vitória voltou a sorrir à equipa da CMM. O resultado final foi de 11-7.

Na sexta-feira, 24, a Biblioteca Municipal acolheu uma palestra sobre “O pan-africanismo no pensamento de Amílcar Cabral”, que teve como orador Manuel Amado, professor de História e de Cultura Cabo-verdiana.

GCI

Deixe seu Comentário