O plano prevê a realização de atividades com públicos diferenciados até o final do ano, com o objetivo de alertar para o perigo do uso do álcool e de outras drogas e promover hábitos saudáveis que retardam ou evitam o consumo de estupefacientes.
Dentre várias ações inscritas neste plano consta a realização de uma mega campanha de prevenção do uso do álcool e de outras drogas nas escolas e nas famílias.
O núcleo propõe-se realizar um diagnóstico prospetivo da situação do uso do álcool e de outras drogas no município, fazer o seguimento e apoiar o tratamento dos dependentes graves, criar um espaço local de atendimento aos usuários e dependentes e criar mecanismos para a reinserção e ocupação de pessoas após a recuperação.
Criado há dois meses o Núcleo Concelhio de Prevenção do Álcool e Outras Drogas (NCPAD) é presidido pelo vereador da área social da Câmara Municipal e integrado por representantes da Delegacia de Saúde, do Programa de Saúde Mental, da Polícia Nacional, de instituições religiosas, da Educação, da Cruz Vermelha local e da Associação Mutualista Bem-Servir.
GCI