O epicentro das festas de Sandjon (são João) é a localidade de Atalaia, onde foi construída uma, que acolheu neste domingo,23, eucaristia em honra ao santo e a celebração da primeira comunhão para dezenas de crianças de toda a paróquia de Nossa Senhora da Ajuda.
A par das celebrações religiosas há outros eventos que atraem centenas de festivaleiros de todo o concelho e de localidades do norte do concelho de São Filipe à localidade de Atalaia e outras localidades que, desde há 5 dias, celebram Sandjon com tradicionais almoços e jantares. As festas têm seu ponto alto esta segunda-feira,24, dia dedicado a São João.
A bandeira de Sandjon é muito famosa em todo o município e é preservada por um grupo local integrado por caladeiras e tamboreiros da localidade de Atalaia. Nestes dias percorrem o concelho levando o “kolâ Sandjon” a várias localidades, a convite de festeiros.
Depois de Sandjon, Mosteiros celebra São Pedro.
São Pedro comemora-se principalmente na localidade de Murro. Seus principais festeiros faleceram há alguns anos, mas a tradição mantém-se. Aqui se realiza um dos melhores desfiles de Canizade (foto) do município.
A feste é semelhante às outras festas da bandeira do município. O jantar do dia 29 reúne centenas de pessoas.
GCI | Foto: Arquivo CMM