O projeto é do Pelouro da Juventude, Turismo, Cultura e Desporto da Câmara Municipal de Mosteiros, dirigido pelo vereador Fábio Vieira, e visa colmatar lacunas deixadas pela extinção do Centro da Juventude, em 2016, e proporcionar mais espaços de interação e de formação aos jovens do concelho.
As Casas da Juventude vão focar-se, igualmente, na promoção da participação cívica dos jovens e na implementação de iniciativas no setor do desporto e da cultura, promovendo hábitos de vida saudáveis e desenvolvendo projetos nos domínios do empreendedorismo, das artes, do teatro, do cinema e das tecnologias.
A Câmara Municipal pretende instalar Casas da Juventude nas quatro zonas do concelho (norte, sul, altas e litoral).
Para o primeiro trimestre está prevista a instalação das duas primeiras Casas da Juventude, uma em Achada Grande, para servir jovens das localidades da zona sul (Corvo, Achada Grande e Relvas) e outra em Atalaia, para cobrir a zona norte (Atalaia e Ribeira do Ilhéu).
Nesta fase inicial as Casas da Juventude vão ser dotadas de sala multiusos, com materiais informáticos, televisão por cabo e acesso à Internet wireless gratuita.
GCI